" " - Clone Wars

Linux como mudança de mentalidade

19.9.09 Olívio Farias 0 Comments

(...) Cada vez mais percebo que Linux não é apenas software livre, mas sim toda uma nova mentalidade, todo um novo conjunto de valores, que resgatam algumas práticas abandonadas pela modernidade e colocam em prática outras, inconcebíveis anteriormente.

Acredito que a questão do Software Livre não passa pelo dinheiro, pela gratuidade, como ponto principal. Esse pode ser o chamariz inicial, mas está longe da amplitude e das possibilidades da GPL. Significa comunidade, pertencimento a um grupo, não apenas espacial, mas composto por múltiplos participantes fragmentados pelo mundo. A comunidade, tradicionalmente, tinha um caráter local, o que é retomado e recontextualizado... evidentemente diversos elementos fragmentadores permanecem...

No mundo atual, a sensação de distanciamento só aumenta e, mesmo com todo o seu espaço, existem estruturas cada vez maiores e mais, aparentemente, opressoras. Falar com o desenvolvedor do programa que você está utilizando e pedí-lo para desenvolver sua aplicação para tal especificidade, assim, "cara-a-cara", é inimaginável na mentalidade "proprietária" - o lucro permeia a relação, impede e isola cada vez mais cada ator, ampliando, assim, a alienação da produção e do trabalho.

Mas "Software Livre" lida também com a concepção de avanço tecnológico e a obsolescência programada. Me deparei hoje, pela primeira vez, com uma pessoa falando que o padrão de mercado, BOM, para desktop empresarial, era um Pentium4 2.8 GhZ com 1GB Ram, que a gente que estava acostumado com ninharia. Será isso mesmo ou será que os mundos descolaram um do outro e a antítese entre eles vai deixar de acontecer? (...)


0 Comentários:

Ajude com seu comentário e dê incentivo pro blogueiro não parar de blogar. XD

Publicidade