" " - Clone Wars

Como proceder para a Bateria do Notebook não “estragar/viciar”

4.5.13 Olívio Farias 0 Comments

Recentemente "comprei" um notebook e logo fiquei preocupado para não vacilar e deixar a bateria dele "viciada" como já aconteceu com outros notebooks que tive.
Nessa minha preocupação decidi pesquisar sobre isso no Google (claro né!). De vários sites que andei lendo o que mais deu uma explicação e as melhores dicas foi o blog do Jucemar Jota

Gostei tando do artigo do blog do rapaz que achei uma boa compartilhar aqui no meu blog também... Então espero que gostem da dica, caso tenha mais alguma dica para inserir no meio dessas é só comentar. Se gostou também comente hehe.




1 – Baterias que viciam
Tecnologias passadas produziam baterias recarregáveis NiMn e NiCd, sendo que havia o famoso problema de viciar, tratado como efeito de memória, ou seja, na prática, tratando-se de baterias recarregáveis, vamos utilizar o seguinte exemplo: tenho uma caixa de água com capacidade total de 100 litros, quando eu esvaziar ela e permanecer 40 litros dentro, e iniciar o processo de abastecimento, o abastecedor entenderá que a capacidade total será de (100-40) 60 litros. Transportando para baterias recarregáveis de tecnologia passada é isso que ocorre, um efeito memória, sendo desutilizado o restante de possibilidade de carga. Com as baterias de Li-ion, que são as atuais isso não ocorre.

2 – Como funciona as baterias de Li-Ion
As baterias de Li-Ion trabalham com ciclos, ou seja, cada carga/recarga que recebe conta 1 ciclo. Todas baterias tem um determinado ciclo, que varia de 300 à 900 ciclos. Na teoria, se imaginarmos que vamos recarregar o notebook todo dia, então em 1 ano a bateria está quase no fim de sua vida útil! Calma, isso é na teoria. Há praticas que nos ajudam a customizar essa situação.Um detalhe bem importante é que o ciclo da bateria é contado da seguinte maneira:


Na figura acima, cada espaço em azul representa que a bateria de Li-Ion foi posta à carga. Sendo assim, o ciclo se completa quando juntarmos todas as cargas e esta der a proporção de 100% (30%+20%+30%+20% = 100%). No exemplo acima ainda temos os 20% restantes da 4ª carga que foi dada, então: (20%+20%+60% = 100%). Os ciclos são contados não a cada vez que a bateria é posta à carregar, mas sim, quanto o percentual das cargas propiciadas atingir 100%. Este detalhe é de extrema importância, pois a grande maioria de controladores de carga pratica a seguinte situação: até 70% ou 80% do recarregamento, o processo é de forma rápida, e após, até completar 100% é de forma lenta, ou seja: para seu notebook carregar a bateria, até 70% demorará 2 horas, e dos 70% até 100% demorará mais 2 horas, sendo o último chamado de carga lenta.

Observando acima, podemos concluir que se baterias de Li-Ion receberem sempre e somente cargas rápidas estas poderão apresentar diminuição da vida útil.


3 – Praticas que customizam a vida útil da bateria de Li-Ion

Entendendo que a bateria possui uma quantidade de ciclos, particularmente recomendo utilizar a bateria da seguinte forma:

- Sempre que houver oportunidade de retirar a bateria do notebook e utilizá-lo na tomada da energia elétrica, fazê-lo;

- Quanto menos a bateria permanecer no notebook melhor! Óbvio, é claro, mas é muito válido, pois a diminuição da vida útil da bateria está relacionada ao super aquecimento também, sendo que o notebook irá aquecer, e quanto menos calor a bateria sofrer, menos irá danificar;

- Não deixar que a bateria descarregue à 0%, ou seja, sempre recomendado deixar uma carga mínima antes de desligar o notebook, caso não haja uma tomada de rede elétrica para utilizar a recarga imediatamente, sendo recomendável a carga chegar a no mínimo 25% de sua capacidade total;

- Preferencialmente, quando recarregar a bateria, deixar completar 100% e, se possível, removê-la no equipamento e continuar o trabalho somente utilizando a rede elétrica;

- Se em uns 10 dias não utilizar a bateria, recomendo utilizá-la a ponto de “sobrar” 25% de carga e recarregá-la até 100%, após removê-la novamente;

- Não deixar a bateria com nível baixo de carga (menos de 25% da capacidade total) por muito tempo sem recarregar, pois há possibilidade de quando houver o carregamento, se houver oxcida

- Não utilizar o notebook no colo, em cima de cobertor ou de forma que haja obstrução das entradas e saídas de ar do equipamento, pois, além de danificar a bateria, danificará o próprio aparelho.

Estas são dicas para quem deseja aumentar a vida útil da bateria do seu notebook netbook ou qualquer outro aparelho que utiliza bateria recarregável de Li-Ion.

Obs: Estas indicações ficam aplicáveis em partes a celulares, pois é totalmente inviável remover a bateria para deixá-lo ligado à energia elétrica, porém, pode-se aplicar a idéia dos ciclos de carga/recarga.





0 Comentários:

Ajude com seu comentário e dê incentivo pro blogueiro não parar de blogar. XD

Publicidade